Cadernos do LEME


 

Introdução
Aos Estudos Medievais

 

Os artigos presentes neste volume foram produzidos por pesquisadores de Iniciação Científica galgando os primeiros passos de suas pesquisas. Diante do escrutínio de seus colegas, dos desafios de uma historiografia nova e dos requisitos interpretativos de fontes tão variadas como hinos visigóticos e sepulturas merovíngias, eles representam uma primeira (e bem-sucedida) articulação de habilidades-chave na formação de historiadores. Como o leitor logo verá, os textos não possuem um eixo temporal ou espacial comum. Antes, seus temas percorrem de Bizâncio à Gália Merovíngia, passando pela Hispânia Visigótica e a Escandinávia do ano 1000, de acordo com os interesses pessoais dos jovens pesquisadores e das sugestões de seu orientador. Sua diversidade é prova do avanço dos estudos medievais no Brasil. Se antes pesquisadores se concentravam em um número pequeno de subáreas, confinados por uma bibliografia diminuta e contato esparso com especialistas estrangeiros, a expansão das bibliotecas, proliferação de intercâmbios e parcerias internacionais permitem que alunos desenvolvam trabalhos pertinentes e inovadores ainda no curso da graduação.

 

[clique aqui para baixar o PDF]

 

Cadernos do LEME

 


 

Idade Média e História Global: Publicação das III Jornadas de Estudos Medievais

 

As Jornadas de Estudos Medievais são encontros anuais dos membros do Laboratório de Estudos Medievais, cuja organização é a responsabilidade, de forma alternada, de cada um dos dez núcleos do LEME. O evento tem por objetivo reunir estudantes de graduação, pós-graduação e professores, proporcionando um ambiente para a apresentação dos resultados mais recentes de suas pesquisas e para a troca intelectual.

Este livro é fruto da terceira edição das Jornadas, ocorrida entre os dias 7 e 9 de agosto de 2019, na Universidade de São Paulo, com o tema Idade Média e História Global. A metodologia da História Global, escolhida como temática da edição, busca, através do vaivém incessante entre os diversos níveis (temporais e especiais), identificar analogias, paralelismos, bem como as conexões entre os fenômenos que não se poderiam identificar em uma abordagem mais fechada e estática. Além de se tratar de uma temática ainda pouco explorada no campo dos estudos medievais no Brasil, a metodologia da História Global permite aprofundar as conexões entre os trabalhos desenvolvidos nos diversos núcleos do LEME.

 

[clique aqui para baixar o PDF]

 

Idade Média e História Global