Eventos 2024

Podcast Estudos Medievais T5E2

Em seu trigésimo sétimo episódio, o Estudos Medievais recebe Marina Duarte Sanchez, doutoranda pela Universidade de São Paulo, para falar sobre as práticas funerárias das sociedades do período medieval. A pesquisadora apresenta as principais fontes disponíveis para o estudo das celebrações mortuárias, assim como debate os cuidados metodológicos necessários em suas análises. Ela discute a relação dos espaços fúnebres com seus contextos históricos e a variedade de informações que as fontes arqueológicas, textuais e iconográficas permitem inferir. Por fim, trata das discussões envolvendo o estudo das identidades e os vestígios arqueológicos.

21.02.2024
Podcast Estudos Medievais • T5E1

Em seu trigésimo sexto episódio, o Estudos Medievais recebe José Francisco Fonseca, doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo, para discutir as relações entre arqueologia e nacionalismo. Neste episódio, abordamos as implicações que levaram ao surgimento simultâneo do nacionalismo europeu e da arqueologia científica no século XIX. Discutimos como o trabalho de historiadores e arqueólogos serviu para dar legitimidade às afirmações nacionalistas de uma origem longínqua, frequentemente medieval, dos estados modernos. Por fim, expomos como a arqueologia, com dados distorcidos e falsificados, se tornou peça fundamental para confirmar as ideias racistas e expansionistas da ideologia nazista.