Os Triunfos de Tarlac é um jogo de tabuleiro de descoberta científica desenvolvido pelos grupos de pesquisa Idade Média e Humanidades Digitais (IM-HD) do LEME-USP e Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas (ARISE). Seu desenvolvimento começou em 2019, atravessou os anos difíceis da pandemia de Covid-19 até seu lançamento, em 2022.
O jogo é um produto final da tese de Vinicius Marino Carvalho, que analisou as consequências do período de mudança climática conhecido como a Pequena Era do Gelo sobre uma série de guerras que afligiu a Irlanda entre 1276-1318. Para mapear possíveis relações entre eventos extremos de naturezas distintas, o projeto envolveu a criação de um agent-based model (ABM): gênero de simulação eletrônica que recria virtualmente cenários históricos e os submete a experimentos. Embora se tratasse de uma técnica promissora, sua aplicabilidade à história esbarrava em um desafio substancial: é muito difícil validar os pressupostos e parâmetros de um modelo computacional, garantindo que os dados obtidos da historiografia e fontes foram implementados corretamente.
Tarlac foi a resposta a esta necessidade. O jogo é uma versão analógica do modelo computacional, que permite a jogadores explorarem, discutirem e modificarem suas ideias de base.
Traduzir um ABM a um jogo de tabuleiro, de maneira que as regras correspondessem ao código em uma proporção 1:1 não foi tarefa fácil. Ela demandou o esforço e olhar aguçado da pesquisadora e pesquisadores do ARISE Alex da Silva Martire, Amanda Daltro de Viveiros Pina, Matheus Morais Cruz e Tomás Partiti Cafagne; dos membros do IM-HD Eric Cyon, Gabriel Cordeiro e Vinícius Veneziani de Oliveira, ao longo de muitas sessões de playtesting. Por conta da pandemia, estas reuniões tiveram de ser realizadas virtualmente por meio do software Tabletop Simulator.
Garantir que as mecânicas correspondessem à agência histórica das personagens foi apenas metade do trabalho. A equipe também tomou cuidados para garantir que a identidade visual do projeto correspondesse à cultura material da Irlanda dos séculos XIII e XIV.
A equipe produziu também um guia didático alinhado às diretrizes da BNCC. Este material conta com introduções históricas, sugestões de atividade, glossário e bibliografia recomendada para auxiliar professores que porventura tenham o interesse de trabalhar com Tarlac em sala de aula. O livreto foi escrito com consultoria do professor de ensino secundário e pesquisador do LEME, Victor Borges Sobreira.
Downloads