Membros do núcleo UNICAMP


Néri de Barros Almeida (Coordenadora)
neridebarros@gmail.com

lattes_icon  academia_icon

Professora Titular da Universidade Estadual de Campinas. Graduada em História pela Universidade de São Paulo é doutora em História Social pela mesma instituição e livre docente pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou pesquisas de pós-doutorado nas universidades do Porto (Portugal) e Lyon 2 (França) e no Centre Nationale de la Recherche Scientifique (CNRS/França). Atualmente é Professora junto ao Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/UNICAMP). É coordenadora do núcleo UNICAMP do Laboratório de Estudos Medievais (LEME). Dedica-se ao estudo das reformas monástica e papal dos séculos X-XIII, à produção da memória histórica e à abordagem comparativa da paz e da violência na Idade Média.


 


Arthur Rocha Martins Rodrigues Teixeira
arthur.rocha96@gmail.com

lattes_icon

Graduando em História pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente desenvolve pesquisa de Iniciação Científica (CNPq) na área de História Medieval sobre penitência e sexualidade entre os séculos XI-XIII, com orientação da professora Néri de Barros Almeida.


Carolina Gual da Silva
carolgual@gmail.com

lattes_icon  academia_icon

Professora Colaboradora e Pesquisadora em História Medieval do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - Atual). Pós-doutoranda em História Medieval no Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. Co-coordenadora de Projeto do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - Atual). Pesquisadora do Laboratório de Estudos Medievais (LEME). Pesquisadora do Césor - Centre d'études en sciences sociales du religieux da École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS - Paris.). Pós-Doutora em História Medieval no Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - Conclusão em 2018). Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas ( UNICAMP - Conclusão em 2016), com estágio doutoral feito junto ao LAMOP - Laboratoire de médiévistique occidentale de Paris - (Paris I/SORBONNE - 2012). Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP - Conclusão em 2008). Licenciada em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - Conclusão em 2001). Principais áreas de pesquisa em História Medieval: direito canônico medieval, relações de poder e autoridade, papado, casamento e literatura medieval.


Clayton Dias
claytonjdias@gmail.com

lattes_icon  academia_icon

Clayton Júnior Dias é Pesquisador Colaborador do Departamento de História na Universidade Estadual de Campinas. Tornou-se Doutor em Música (2016), Mestre em Música (2012) e Bacharel em Música com habilitação em voz (2009) pela Universidade Estadual de Campinas. Especializou-se em Canto Gregoriano no Centro Francescano Studi di Canto Gregoriano em Assisi (Itália) e em Arquivística no Archivum Secretum Vaticanum. Dedica-se à Música Vocal, Música Sacra, Canto Gregoriano, Música Monódica Medieval, Paleografia e Semiologia. É membro da Associazione Internazionale Studi Canti Gregoriani (AISCGre), do grupo de pesquisas, catalogação e indexação de manuscritos medievais Cantus Index da University of Waterloo (Canadá) e do grupo de pesquisas, catalogação e indexação de manuscritos medievais Medieval Music Manuscripts Online Database (MMMO) da Association Musicologie Médiévale (Campénéac, França). Sob a orientação da Profª. Drª. Néri de Barros Almeida desenvolve pesquisas sobre “A música monódica medieval e a arte da memória: elementos de memorização e retórica no Antifonário de Hartker (980-1011)” e sobre o “Antiphonarium Diurnum (Graduale)” da Biblioteca de Obras Raras da Universidade Estadual de Campinas.


Diego Aparecido de Souza Pereira
dieggpereira@gmail.com

lattes_icon  academia_icon

Graduando em História pela Universidade Estadual de Campinas. Sob orientação da Profª. Drª. Néri de Barros Almeida e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), desenvolve pesquisa acerca da Controvérsia Eucarística ocorrida no século XI e de suas implicações nos campos teológico, político e social, além de ser representante discente do núcleo UNICAMP do Laboratório de Estudos Medievais (LEME).


Fabrício de Paula Gomes Moreira

lattes_icon

Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, Mestre em História pelo PPGHIS - UFOP, tem experiência na área de História Antiga e Medieval, com ênfase em História Medieval do Mediterrâneo Oriental, Mar Negro e Europa Oriental, pesquisando principalmente os seguintes temas: Rus', Principado, Poder, Comércio Internacional e Commonwealth bizantino eslava. Atualmente cursando o terceiro ano do Doutorado em História Cultural na Linha de Pesquisa Historiografia, Religiões e Cultural do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).


Kellen Jacobsen Follador
kellenjf@gmail.com

lattes_icon  academia_icon

Pesquisadora Colaboradora na Universidade Estadual de Campinas (2018), Doutora (2016), Mestre (2009) e Licenciada (2007) em História pela Universidade Federal do Espírito Santo. Foi pesquisadora visitante no Consejo Superior de Investigaciones Científicas de España (2013; 2015), na Universidad Complutense de Madrid (2013) e na Universidad de Educación a Distancia de España (2015). É membro do Laboratório de Estudos Medievais (LEME) e do Laboratório de Estudos Tardo-Antigos e Medievais Ibéricos/Sefardis (LETAMIS). Desenvolve pesquisas na área de História, com ênfase em História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: História Ibérica Medieval; História Judaica Medieval; Antijudaísmo; Grupos marginalizados no medievo; Inquisição castelhana e criptojudaísmo no século XV. Tem experiência docente nas áreas de História, Educação, Sociologia e Filosofia.


Vitor Boldrini
 v.mboldrini@gmail.com

lattes_icon  academia_icon

Graduado em História pela Universidade Estadual de Campinas e mestrando em história cultural pela mesma instituição sob orientação da Prof.ª Dr.ª Néri de Barros Almeida.