Membros do núcleo UNIFESP


Fabiano Fernandes (Coordenador)
fabfer2007@hotmail.com

lattes_icon  academia_icon

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1999), Estágio de Doutoramento na Universidade do Porto (2004), Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Pós-Doutor pela USP (2016). Atualmente é Professor de História Medieval da Unifesp, Campus Guarulhos, atuando principalmente nos seguintes temas: Ordens Militares, Reino de França na Idade Média, modelos e práticas de poder no mundo mediterrânico na Alta Idade Média e Poder e cultura em Bizâncio. Membro da Rede Latino- Americana de Estudos Medievais, Membro do LEME-HISTÓRIA UNIFESP (laboratório de Estudos Medievais). Autor de Por entre as arestas do inquérito: a circulação de informações na prisão e o interrogatório de Henri Pòmpignac. C. 1476-1477 (2019), Monarquia e poliarquia na França Tardo-medieva: o crime de lesa-majestade em Aurillac, segundo o processo do duque de Nemours. C. 1474-c. 1476 (2016), Jacques de Armagnac, duque de Nemours e a acusação de Lesa-majestade. A construção de um crime político por meio da memória escrita. 1465- 1477 (2015) e Insurreições urbanas e ritos públicos em fins do século XIV. As relações políticas e simbólicas nas cerimônias de punição às cidades na França medieval (2014), dentre outras publicações.


 


Antonio Chiavelli Neto
neto_ch2@hotmail.com

lattes_icon  academia_icon

Graduado em História pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Atualmente mestrando e pesquisa as relações entre Nórdicos e povos Árabes na região do rio Volga no processo de construção do principado de Rus no século X. Está vinculado ao Laboratório de Estudos Medievais (LEME/HISTÓRIA UNIFESP) e ao Núcleo de Estudos Bizantinos e Conexões Mediterrâneas (NEB/LEME - UNIFESP). Tem interesse nas seguintes áreas: História Medieval, História Medieval do Oriente, Historiografia e História.


Geraldo Rosolen Junior
grosolen.junior@hotmail.com

lattes_icon  academia_icon

Graduado em Licenciatura de História pela Faculdades Integradas Regionais de Avaré (FIRA) em Avaré-SP. Mestrando em História na linha de pesquisa Poder, Cultura e Saberes pela Universidade Federal de São Paulo na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas em Guarulhos-SP. Bolsista CAPES, pesquisador vinculado ao Laboratório de Estudos Medievais (LEME/HISTÓRIA UNIFESP) e também ao Núcleo de Estudos Bizantinos e Conexões Mediterrânicas (NEB/UNIFESP). Atua em Idade Média nos seguintes temas: Reino Vândalo, religiosidade ariana-vândala, historiografia medieval e identidade vândala, aos quais compreendem-se como os atuais objetos de pesquisa.


Guilherme Welte Bernardo
g.welte@outlook.com

lattes_icon  academia_icon

Mestrando em História no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de São Paulo (PPGH/UNIFESP). Licenciado em História pela Universidade Veiga de Almeida (UVA, 2014-2017). Realiza atualmente pesquisa sobre as representações dos ocidentais na historiografia bizantina dos séculos XI e XII, privilegiando, a partir de uma perspectiva de alteridade, uma concepção de identidade romana bizantina desse período. É atualmente bolsista CAPES, conselheiro no corpo editorial da Revista Hydra e pesquisador vinculado ao  Laboratório de Estudos Medievais (LEME/HISTÓRIA UNIFESP) e ao Núcleo de Estudos Bizantinos e Conexões Mediterrânicas (NEB/LEME-UNIFESP). Tem interesse nas seguintes áreas: Antiguidade Tardia, História do Império Bizantino e História da Historiografia.


Larissa Perez Martins 
larissamartinsperez@gmail.com

lattes_icon  academia_icon

Graduanda em História pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Está vinculada ao Laboratório de Estudos Medievais (LEME/HISTÓRIA UNIFESP) e ao Núcleo de Estudos Bizantinos e Conexões Mediterrâneas (NEB/LEME-UNIFESP). Tem interesse nas seguintes áreas: Idade Média Ocidental, Teoria da História e Práticas mortuárias.


Leonardo Monteiro Bazanelli
lmbazanelli@gmail.com

lattes_icon  academia_icon

Aluno de graduação em História pela Universidade Federal de São Paulo (2015). Está vinculado Laboratório de Estudos Medievais (LEME/HISTÓRIA UNIFESP) e ao Núcleo de Estudos Bizantinos e Conexões Mediterrânicas (NEB/LEME-UNIFESP). Conduz uma pesquisa sobre a circularidade de crônicas medievais europeias no século XV. Tem interesse nas seguintes áreas: Antiguidade Tardia, Idade Média Oriental.


Rodrigo Fernandes Vicente
rodrigofevicente@gmail.com

lattes_icon  academia_icon

Graduando em História pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/Unifesp). Estuda as relações entre bizantinos e ocidentais a partir da perspectiva do papado de Gregório Magno (590 - 602 EC). Está vinculado Laboratório de Estudos Medievais (LEME/HISTÓRIA UNIFESP) e ao Núcleo de Estudos Bizantinos e Conexões Mediterrânicas (NEB/LEME-UNIFESP). Tem interesse nas seguintes áreas: Antiguidade Tardia, Idade Média Oriental e História da Igreja e dos Cristianismos.