Membros do núcleo UFPE


Felipe Augusto Ribeiro (Coordenador)
felipe.far@ufpe.br

lattes_icon  academia_icon

Graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre e Doutor em História e Culturas Políticas pela mesma instituição. Professor Adjunto do Departamento de História e membro do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na linha de pesquisa "Do Antigo ao Moderno: poderes, culturas e discursos". Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: hagiografia e santidade, religião cívica, história da Igreja, regimes comunais, fontes cronísticas, culturas políticas na Itália entre os séculos XI e XIII, neomedievalismos e videogames.


 


Catarina Rosario Pessoa de Barros

lattes_icon  academia_icon

Graduanda em História (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde atualmente desenvolve pesquisas nas áreas de História Medieval e História da Igreja, com ênfase na vida conventual feminina italiana no século XIII.


Evellyn Ricardo da Silva

lattes_icon  academia_icon

É  graduanda  em  História  (Licenciatura)  pela  Universidade  Federal  de  Pernambuco  (UFPE), onde atualmente desenvolve pesquisas nas áreas de  História  Medieval  e  Moderna  com  ênfase  em  estudos  culturais  e  literários.  Desde  o  primeiro  semestre  de 2021 integra a equipe de professores do pré-acadêmico Portal-UFPE, vinculado à Pró Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC). Além disso, ainda faz parte da equipe do educativo do Museu da Cidade do Recife (MCR), desenvolvendo conteúdos para as redes sociais do museu e atuando como mediadora.


João Pedro Pereira de Barros de França

lattes_icon  academia_icon

Graduando em História (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com interesse nas áreas de História Medieval, História das Emoções e fontes epistolares. É membro do núcleo LEME/UFPE, onde desenvolve iniciação científica com o projeto intitulado "De cartas a encantos: a expressão romântica das aristocratas francesas no século XI".


Lara Freire de Oliveira

lattes_icon  academia_icon

Graduanda em História (Licenciatura) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Sua pesquisa tem como foco as representações neomedievalistas dos monstros, mitos e folclore nos videogames.


Leticia Carolina Marques de Luna

lattes_icon  academia_icon

É graduanda em História (Bacharelado) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) onde desenvolve pesquisas nas áreas de História Medieval e Moderna com ênfase em questões de gênero na manutenção do poder régio de Maria da Escócia.


Mateus Martins Rufino Alves

lattes_icon  academia_icon

É graduando em História (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atua como estagiário da reserva do museu Murillo La Greca, professor voluntário do pré-vestibular Portal UFPE e professor substituto para turmas do ensino fundamental. Pesquisa as representações de religiosidades medievais em produtos da cultura popular contemporânea.


Wallyson Felipe Oliveira Pádua

lattes_icon  academia_icon

É graduando em História (Licenciatura) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval. Pesquisa os tribunais inquisitoriais na Itália e no Midi Francês, nos séculos XIII-XIV.