Membros do núcleo USP


Marcelo Cândido da Silva (Coordenador)
candido@usp.br

lattes_icon  academia_icon

Professor Titular do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP). Graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutor em História Medieval pela Université Lumière Lyon 2, Livre-Docente pela USP, com Pós-Doutorado na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. É Membro Associado da Société des Historiens Médiévistes de l'Enseignement Supérieur Public Français (SHMESP), Membro associado do Laboratoire de Médiévistique Occidental de Paris (LAMOP, UMR 8589), Pesquisador Associado do CIHAM - Histoire, archéologie, littératures des mondes chrétiens et musulmans médiévaux (UMR 5648), Coordenador do Laboratório de Estudos Medievais (LEME). Coordenador do Projeto USP-COFECUB, em parceria com a Université Bordeaux Montaigne, intitulado "Memória familiar e patrimônio: sociedades antigas e medievais" (2019-2023).


 


Breno Gomes de Lima Amorim
brenogla@usp.br

lattes_icon  academia_icon

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em História Social da USP (DINTER USP\UFCG). Mestre em História pelo PPGH-UFCG (2016). Graduado em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2014). Participante do Laboratório de Estudos Medievais (LEME-USP) e do Grupo de Pesquisa em Estudos Clássicos e Medievais (UFCG). Principais áreas de interesse: História da Itália da Baixa Idade Média, História Econômica e Social da Idade Média e Estudos de Recepção. Temas atuais de pesquisa: A noção de família em Florença (séc. XV), a economia florentina (séc. XIII-XV) e hierarquias sociais na Itália Medieval.


Carolina de Sousa Santos
carolinasousa@usp.br

lattes_icon  academia_icon

Graduanda em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP). Membro do Laboratório de Estudos Medievais, núcleo USP. No momento presente, desenvolve a pesquisa: "A circulação de cerâmicas no Mar Adriático (século VII-X), sob orientação do Prof. Dr. Marcelo Cândido da Silva. Tem interesse nas temáticas: Arqueologia Medieval; Circulação e Fome nas sociedades pré-modernas. Possui experiência na área de Arquivologia pela Fundação Perseu Abramo (FPA), tais como catalogação, identificação e higienização de acervos; além da construção de repertórios virtuais interativos.


Eric Cyon Rodrigues
cyon.eric@usp.br

lattes_icon  academia_icon

Graduando em História na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), membro do Laboratório de Estudos Medievais (LEME-USP) e do grupo de pesquisa "Idade Média e Humanidades Digitais". Desenvolve pesquisa nos seguintes campos de interesse: História da Historiografia; Idade Média; Primeira Cruzada; francos.


Felipe Mendes Erra
felipe.erra@usp.br

lattes_icon  academia_icon

Pós-graduando no programa de História Econômica da Universidade de São Paulo, e membro do Laboratório de Estudos Medievais (LEME). Tem experiência de pesquisa em temas econômicos do período medieval. Atualmente, tem trabalhado com a Europa do Sul, entre os séculos XIII e XV, investigando a formação e integração de mercados em escala local e regional, os diferentes mecanismos de circulação dos produtos do trabalho, e as mudanças que o processo de comercialização das sociedades ensejaram na estrutura da vida cotidiana.


Gabriel Rodrigues Sanches Cordeiro
gabriel.cordeiro@usp.br

lattes_icon  academia_icon  

Mestrando em História Social na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e responsável pelo design gráfico do Laboratório de Estudos Medievais (LEME). Atualmente, desenvolvendo pesquisa intitulada "Fome e economia rural na Bacia Parisiense entre os séculos VIII e X: História e Arqueologia".


Giovanni Henrique de Lima
giovannihlima@usp.br

lattes_icon  academia_icon  

Graduando em História na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Por meio da bolsa PUB 2022/2023, é membro do grupo de pesquisa EPIFAME (Epidemias e Fome no Mediterrâneo Ocidental) no Laboratório de Estudo Medievais (LEME-USP).


Guilherme Oliveira Ferraz
guilhermeoliveiraferraz@usp.br

lattes_icon  academia_icon  

Graduando em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Membro do Laboratório de Estudos Medievais (LEME-USP). Seus campos de interesse incluem o estudo do comportamento das epidemias de Peste no Norte da África.


Isabela Alves Silva
isabela.alves.silva@usp.br

lattes_icon  academia_icon

Atualmente mestranda em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e bolsista de Mestrado pela FAPESP, com uma pesquisa de título “Poder e violência no reinado de Carlos, o Calvo”. Formada no Bacharelado e na Licenciatura em História pela mesma Universidade. Participa do Laboratório de Estudos Medievais (LEME-USP) desde 2014. Desenvolveu uma pesquisa de Iniciação Científica pela FAPESP, entre 2016 e 2017. A pesquisa de Mestrado atual estuda a relação entre autoridade régia e uso da violência política no reinado de Carlos, o Calvo, da dinastia carolíngia. 


José Francisco Sanches Fonseca
jose.francisco.fonseca@usp.br

lattes_icon  academia_icon

Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2018), é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da mesma instituição e membro do Laboratório de Estudos Medievais, núcleo USP. Atualmente desenvolve a pesquisa "Monastérios e famílias aristocráticas na Gália merovíngia (séc. VII e VIII)", financiado pela CAPES. Tem interesse na História do monasticismo, dos Reinos Francos e Arqueologia medieval, com experiência de campo no Brasil e na França.


Letícia Nogueira Vasconcelos
leticianogueira@usp.br

lattes_icon  academia_icon

Graduanda em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). É membro do projeto de extensão em educação Semana de História, realizado pelo Programa de Educação Tutorial do curso de História da Universidade de São Paulo (PET História-USP) e do Laboratório de Estudos Medievais (LEME-USP), dentro do qual desenvolve iniciação científica em fenômenos naturais e crônicas mamelucas.


Lucas Guarnieri Sant'Anna
lucasgsantanna@usp.br

lattes_icon  academia_icon

Graduando em História pela Universidade de São Paulo. Trabalha com História Econômica com ênfase em circulação e espaço, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de redes de comércio de Companhias Comerciais. Atualmente participa do projeto EPIFAME como bolsista PUB e está vinculado ao projeto temático no eixo de Espaço e Circulação com a pesquisa em desenvolvimento: "A espacialização das redes de comércio de uma companhia toscana da segunda metade do século XIV".


Luís Otávio Pagano Tasso 
luis.tasso@usp.br 

lattes_icon

Graduação em História pela Universidade de São Paulo (2006), mestrado (2010) e doutorado (2019) em História Econômica. Tem experiência na área de História Econômica, com ênfase em História Ibérica, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Econômicas, Administração pública, Portugal. Atualmente participo do Projeto de Valorização Patrimonial Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos BNDES/USP e desenvolvo projeto de Pós-Doutorado sobre a conjuntura de 1300 em Portugal no âmbito do Grupo de Pesquisa “Fome, clima e abastecimento em Portugal no final da Idade Média” do Laboratório de Estudos Medievais.


Marina Duarte Sanchez
marina.sanchez@usp.br

lattes_icon  academia_icon

Mestranda em História pela Universidade de São Paulo - Programa de Pós-Graduação em História Social. Bacharela (2018) e licenciada (2020) em História pela mesma instituição. Atualmente, desenvolve a pesquisa "Memória familiar e estatuto social feminino em túmulos aristocráticos merovíngios (séculos VI-VII)", sob a orientação do Prof. Dr. Marcelo Cândido da Silva (DH-FFLCH/USP) e da Profa. Dra. Isabelle Cartron (Université Bordeaux Montaigne), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Faz parte, desde 2016, do núcleo USP do Laboratório de Estudos Medievais (LEME).


Milena Faboci Spadafora
milenaspadafora@usp.br

lattes_icon  academia_icon 

Graduanda de História na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Membro do grupo de pesquisa Portugal em 1300 e do Laboratório de Estudo Medievais (LEME-USP) desde 2021, cuja pesquisa atual se concentra nos temas: Norte da Gália, Alta Idade Média, fome, estruturas de armazenamento e arqueologia.


Pedro Kim do Nascimento
pedrokim@usp.br

lattes_icon  academia_icon 

Graduando em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Membro do Laboratório de Estudos Medievais (LEME-USP) desde 2022, onde a pesquisa de Iniciação Científica tem como temática: Alimentação e violência na Baixa Idade Média - sob a orientação do Prof. Dr. Marcelo Cândido da Silva (DH-FFLCH/USP). Também possui experiência em Educação Museal pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP).


Rafael Bosch Batista
rafael.bosch@outlook.com

lattes_icon  academia_icon

Doutorando em História pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisador visitante na École des hautes études en sciences sociales (2018-2019). Mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Graduação em História pela Universidade Federal de São Paulo (2013). Pesquisador vinculado ao Laboratório de Estudos Medievais (LEME - USP/UNICAMP/UNIFESP/UFMG/UFG). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: escolástica; heresias; Medievalismo Filosófico; Pedro Abelardo.


Rudyard Rezende Vera
rudyardvera@usp.br 

lattes_icon  academia_icon

Graduando em História na Universidade de São Paulo (USP), membro do Laboratório de Estudos Medievais (LEME-USP) e do grupo de pesquisa Fome, clima e abastecimento em Portugal no final da Idade Média. Atualmente é pesquisador do Laboratório de Estudos Medievais, atuando principalmente nos seguintes temas: Portugal, Baixa Idade Média, fome.


Sara Hosana Oderdenge
sara.oderdenge@usp.br

lattes_icon  academia_icon

Graduada em História pela Universidade de São Paulo e mestranda do Programa em História Social da mesma instituição. Membro do Laboratório de Estudos Medievais (LEME/USP), desde 2016, e do grupo de pesquisa Leituras da Escandinávia Medieval (LEM/UEL), desde 2018. Sua atual pesquisa busca entender as relações entre as transformações no poder real danês e o processo de conversão ao cristianismo, ocorridos durante os reinados de Gormr, o Velho, e Haraldr, Dente Azul.


Tales Fernando Pegoraro Lima
taepegoraro@usp.br

lattes_icon  academia_icon

Graduando de História na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Atualmente, realizo trabalho de iniciação científica em que pretendo estudar a concepção de crise a partir das análises que Karl Marx faz das sociedades antigas, com base nos textos dos Grundrisse.


Thiago Juarez Ribeiro da Silva
thiago.juarez@gmail.com

lattes_icon  academia_icon

Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Université Libre de Bruxelles (ULB, Bélgica). Atualmente desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado em História Medieval na Universidade de São Paulo (USP). Tem interesse nos seguintes temas:  Antiguidade Tardia, Alta Idade Média, história da Igreja, reinos pós-romanos (franco, visigodo), carolíngios, fontes normativas (capitulares, leis, cânones conciliares), pobres e pobreza, séculos IV a IX.  


Victor Borges Sobreira
victor.sobreira@me.com

lattes_icon  academia_icon

Doutor (2017) em História Social na Universidade de São Paulo em cotutela com a Université Libre de Bruxelles. Tem interesse no período carolíngio, principalmente com questões que envolvem história monástica, e na relação entre os usos de tecnologia na pesquisa e no ensino de História Medieval. Atualmente, desenvolve um projeto de pós-doutorado que envolve tecnologia e formação de novos pesquisadores. Membro do grupo de pesquisa “Fome, clima e abastecimento em Portugal no final da Idade Média” e “Idade Média e Humanidades Digitais” do Laboratório de Estudos Medievais.


Vinicius Marino Carvalho
vin.maric@gmail.com

lattes_icon  academia_icon

Doutorando em História Econômica pela USP. Membro dos grupos de estudos IM-HD (Idade Média e Humanidades Digitais) e ARISE (Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas). Seus interesses de pesquisa são a fronteira inglesa na Irlanda nos séculos XII e XIV, a aplicação de técnicas de modelagem computacional à história e os usos históricos/historiográficos de videogames