Néri de Barros Almeida (Coordenadora)
neridebarros@gmail.com
![]()
Professora Titular da Universidade Estadual de Campinas. Graduada em História pela Universidade de São Paulo é doutora em História Social pela mesma instituição e livre docente pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou pesquisas de pós-doutorado nas universidades do Porto (Portugal) e Lyon 2 (França) e no Centre Nationale de la Recherche Scientifique (CNRS/França). Atualmente é Professora junto ao Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/UNICAMP). É coordenadora do núcleo UNICAMP do Laboratório de Estudos Medievais (LEME). Dedica-se ao estudo das reformas monástica e papal dos séculos X-XIII, à produção da memória histórica e à abordagem comparativa da paz e da violência na Idade Média.
Arthur Rocha Martins Rodrigues Teixeira
arthur.rocha96@gmail.com
![]()
Mestre em História pelo PPGHIS do IFCH-UNICAMP (2021-2024) e graduado em História pelo IFCH-UNICAMP (2017-2020). Atualmente é doutorando pelo PPGHIS do IFCH-UNICAMP sob orientação da Profa. Dra. Neri de Barros Almeida e co-orientação da Profa. Dra. Ruth Mazo Karras (Trinity College Dublin), com financiamento do CNPq (2024-2025), e da FAPESP (2025-2028). Desenvolve pesquisa de doutorado de título "Espaços de Confissão: A Luxúria e a Construção do Sujeito nas Comunidades Monásticas dos Séculos X-XII”. Desenvolveu pesquisa de mestrado sobre homosexualidade e homoafetividade no monasticismo dos séculos XI-XII e realizou estágio de pesquisa no exterior no Trinity College Dublin, sob supervisão da Profa. Dra. Ruth Mazo Karras, ambas com fomento da FAPESP. Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica (CNPq) sobre penitência e sexualidade entre os séculos XI-XII. Membro do CEDA (Centro de Estudos sobre Diversidade Antiga) e da ABREM (Associação brasileira de estudos medievais). É pesquisador vinculado ao projeto temático FAPESP ''Uma História Conectada da Idade Média. Comunicação e Circulação a partir do Mediterrâneo'' (2021/02912-3), sob coordenação do Prof. Dr. Marcelo Cândido da Silva (USP).
Pesquisador de Pós-Doutorado em História pela Unicamp (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas). Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da USP (2023), Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande (2016) e Graduado em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2014). Membro do Laboratório de Estudos Medievais (LEME-USP) e do Projeto Temático ''Uma História Conectada da Idade Média: Comunicação e Circulação a partir do Mediterrâneo''. Professor da Educação Básica do Estado da Paraíba. Principais áreas de interesse: História da Itália da Baixa Idade Média, História Econômica e Social da Idade Média e Estudos de Recepção. Temas atuais de pesquisa: A noção de família em Florença (séc. XV), a economia florentina (séc. XIII-XV) e hierarquias sociais na Itália Medieval.
Diego Aparecido de Souza Pereira
dieggpereira@gmail.com
![]()
Doutorando em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre e graduado em História pela mesma universidade. Sob orientação da Profa. Dra. Neri de Barros Almeida, desenvolve a pesquisa "Eucaristia e construção social: mudanças nas relações entre as comunidades latina e grega a partir das querelas berengariana e azimista (século XI)" financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e vinculada ao Projeto Temático Uma História Conectada da Idade Média. Comunicação e Circulação a partir do Mediterrâneo, coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo Cândido da Silva (USP).
Graduanda em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desenvolve a pesquisa de Iniciação Científica “A fome de 1031-1033 segundo Raul Glaber. Uma contribuição à compreensão conectada das crises de mortalidade na Idade Média”.
Mestranda em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduada em História pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Desenvolve pesquisa na área de História Medieval, com ênfase em História Ambiental e História Político-Cultural, de título "Natureza, sociedade e sagrado nos tratados científico-naturais de Hildegarda de Bingen: uma leitura ambiental do Physica e do Causae et curae (1151-1158)”.
José Francisco Sanches Fonseca
jose.francisco.fonseca21@gmail.com
![]()
Graduado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHS) da mesma instituição. É Pesquisador Associado do Projeto Temático Uma História Conectada da Idade Média: Comunicação e Circulação a partir do Mediterrâneo (FAPESP 21/02912-3), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Combate à Fome: Estratégias e políticas públicas para a realização do direito humano à alimentação adequada (CNPq 406774/2022-6) e do projeto Épidémies et famines en Méditerranée Occidentale (VIIIe-XVIe siècles): perceptions, interactions et réponses sociales (EPIFAME). Atualmente desenvolve a pesquisa "Escravidão, dependência e liberdade: manumissões e hierarquias sociais no Mediterrâneo pós-romano (séculos V-VIII)".
Julian Abascal Sguizzardi Bilbao
![]()
Doutor em História Social (FFLCH-USP), com experiência na área de História Moderna, com ênfase em História Ibérica. Realizou Doutorado sanduíche na Universidade Complutense de Madrid sob orientação do Prof. Fernando Bouza. Integra o Grupo de História Ibérica Moderna (GEHIM - USP). Atualmente, desenvolve estágio pós-doutoral sob supervisão da Prof. Neri de Barros Almeida (Departamento de História - UNICAMP), integrando o Projeto temático ''Uma História Conectada da Idade Média. Comunicação e Circulação a partir do Mediterrâneo''.
Doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduado (2018) em Licenciatura em História pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó. Desde 2026, é pesquisador-colaborador no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com o projeto ''As crises climáticas nas conexões dos anéis de crescimento dos carvalhos-alvarinho (Quercus robur L.) com as crônicas do Atlântico Norte (811 - 1254)''. Desde 2018 é membro-associado da ISSEME - International Society for the Studies of Early Medieval England. Desde 2020 é membro do Insulae - Grupo de Estudos sobre Britânia, Irlanda e Ilhas do Arquipélago Norte, na Antiguidade e Medievo. Tem interesse pelas seguintes áreas de pesquisa: História Ambiental e anomalias climáticas na Idade Média; Histórias Conectadas na Idade Média; Crônicas medievais; História das identidades.
Mestranda em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), graduada pela mesma universidade. Membro do Laboratório de Estudos Medievais (LEME, núcleo Unicamp) e do Centro de Estudos sobre Diversidade Antiga (CEDA - Unicamp). Desenvolve pesquisa na área de História Medieval, com ênfase em História Ambiental e História das Mulheres.
Possui graduação em Licenciatura Plena em História pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell (2008) e mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2023). Desde março de 2024, cursa o doutorado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com a pesquisa “Espiritualidade e política nos espaços da ecclesia cluniacensis: representações da res publica no período pré-gregoriano (994-1054)”.
Graduando em história pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desenvolve a pesquisa de Iniciação Científica “A apropriação do Apocalipse de Pseudo-Metódio como testemunho de crise na Gália merovíngia C. 725”.
Vinicius Marino Carvalho
vin.maric@gmail.com
![]()
Pesquisador de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em História Econômica pela USP. Mestre em História Social pela USP. Bacharel em História pela Universidade de São Paulo (USP). Membro dos grupos de pesquisa IM-HD (Idade Média e Humanidades Digitais). ARISE (Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas) e EPIFAME (Epidemics and Famines in the Western Mediterranean). Meus interesses são a a história ambiental da Irlanda nos séculos XIII e XIV, a aplicação de técnicas de modelagem computacional à história e os usos histórico/historiográficos de jgoos.