Eventos em 2015


O Modelo do Grande Domínio. Os Polípticos de Saint-Germain-des-Prés e de Saint-Bertin

O Laboratório de Estudos Medievais e o Programa de Pós-Graduação em História Social da USP anunciam o lançamento do livro "O Modelo do Grande Domínio. Os Polípticos de Saint-Germain-des-Prés e de Saint-Bertin", de Victor Borges Sobreira (LEME-USP), com Prefácio da Profa. Dra. Néri de Barros Almeida (LEME-UNICAMP). Os polípticos são conhecidos pelos eruditos há muitos séculos. No final do século XIX, passaram a figurar como um documento fundamental para a compreensão do período carolíngio. O conceito de Grande Domínio, criado pelos historiadores alemães, surgiu a partir dos polípticos; ele ganhou tamanho vigor que passou a ser encarado por muitos como um fato. O trabalho de Victor Borges Sobreira pretende refazer o percurso dessa construção e questionar as possibilidades e os limites do Grande Domínio para a pesquisa em História Medieval. Afinal, ainda é válida a utilização do conceito de Grande Domínio? Victor Sobreira fez a Graduação e o Mestrado na Universidade de São Paulo. Desde 2005, é membro do Laboratório de Estudos Medievais. Além disso, fez a tradução para o português do livro "Cidades e Sociedades Urbanas na Itália Medieval" (Editora da UNICAMP), juntamente com o Professor Marcelo Cândido da Silva. Sua Dissertação de Mestrado, sobre o modelo do Grande Domínio, recebeu o Prêmio História Social, conferido pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da USP. Em breve, mais informações sobre o livro.


Le possibilità delle regine nell'Italia di Teoderico

O Laboratório de Estudos Medievais convida para a conferência "Le possibilità delle regine nell'Italia di Teoderico" Ministrada pela Professora Cristina La Rocca (Università degli Studi di Padova) no dia 29 de maio de 2015 as 17:00 horas na sala de vídeo do Departamento de História da Universidade de São Paulo. O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição.


Fome, mercados e políticas públicas na Idade Média

O Laboratório de Estudos Medievais e o Programa de Pós-Graduação em História Econômica convidam para o seguinte evento: Conferência "Fome, mercados e políticas públicas na Idade Média", a ser ministrada pelo Professor François Menant (École Normale Supérieure de Paris), no dia 07 de agosto de 2015, às 10h, na Sala Didática da Cátedra Jaime Cortesão - Departamento de História (FFLCH/USP); O evento é gratuitos e não há necessidade de inscrição prévia. Haverá emissão de certificados mediante assinatura na lista de presença. Mais informações: medieval@usp.br


As mulheres na Alta Idade Média: identidades, poderes, representações

O Laboratório de Estudos Medievais e o Programa de Pós-Graduação em História Social convidam para o curso "As mulheres na Alta Idade Média: identidades, poderes, representações", a ser ministrado pela Profa. Dra, Régine Le Jan (Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne).

Programa:

1. Construção das identidades, estatutos, bens femininos (05/08);

2. Poder e mediações femininas (06/08);

3. Casamento, amor e sexualidade (07/08).

Datas: 05, 06 e 07 de agosto de 2015.
Horário: 17h
Local: Sala de Vídeo do Departamento de História (FFLCH/USP)

Para os interessados em acompanhar o curso como "aluno especial", solicitamos que se informem na Secretaria de Pós-Graduação da História (spghisto@usp.br). Para aqueles que querem acompanhar o evento como "ouvinte", não é necessário realizar inscrição prévia. O curso é gratuito e haverá emissão de certificados mediante assinatura na lista de presença. Mais informações: medieval@usp.br


A fome na Idade Média

Convidamos a todos para a Mesa-redonda "A fome na Idade Média", no dia 13 de agosto de 2015, às 17h, na Sala de Vídeo do Departamento de História (FFLCH/USP), com as seguintes apresentações:

Jean-Pierre Devroey (Université Libre de Bruxelles): "Fames vero magna et mortalitas in Francia. 779. Diagnóstico de uma fome na região do Reno".

Alexis Wilkin (Université Libre de Bruxelles): "Os bispos e o acesso aos alimentos. A região entre o Reno e o Mosela (1000-1400)".

As apresentações serão em francês. O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia. Haverá emissão de certificados mediante assinatura na lista de presença. Mais informações: medieval@usp.br


O Modelo de Grande Domínio: os polípticos de Saint-Germain-des-Prés e de Saint-Bertin

É com prazer que anunciamos o lançamento do livro "O Modelo de Grande Domínio: os polípticos de Saint-Germain-des-Prés e de Saint-Bertin", de Victor Sobreira, doutorando do Programa de Pós-Graduação em História Social da USP e pesquisador do Laboratório de Estudos Medievais (LEME).

Será um lançamento em conjunto com outras duas ganhadoras do "Prêmio História Social USP - CAPES".

https://www.intermeioscultural.com.br/?fbclid=IwAR2YUXn3GUvWVfD4es3sn7I…


Who read Pierre Pithou?: the impact of the French Renaissance on Visigothic History and modern representations of the early medieval past

Laboratório de Teoria e História da Imagem e da Música Medievais (LATHIMM) e o Laboratório de Estudos Medievais (LEME) convidam para a Conferência "Who read Pierre Pithou?: the impact of the French Renaissance on Visigothic History and modern representations of the Early Medieval past", que será ministrada pelo Dr. Michael J. Kelly, no dia 5 de outubro de 2015, às 17h30, na Sala de Vídeo do Departamento de História - FFLCH/USP.

A conferência será ministrada em inglês e não há necessidade de inscrição prévia. Haverá certificado de participação para os ouvintes.


Perspectivas e desafios da História Medieval no Brasil

O Laboratório de Estudos Medievais (LEME) informa a chamada de artigos para o Dossiê Temático da Revista Brasileira de História (RBH): “Perspectivas e desafios da História Medieval no Brasil”

Organizador: Marcelo Cândido da Silva (USP)

Apesar de ter sido pioneira no âmbito da pós-graduação - a primeira Tese de Doutorado defendida no Brasil, em 1942, tratava do comércio varegue no Grão Principado de Kiev no final da Idade Média - a área de História Medieval só começou a se consolidar nos anos 1990, quando a ampliação da pós-graduação permitiu que se criasse um ambiente favorável à pesquisa na área e à formação de medievalistas. Nos últimos anos, vários artigos e um livro fizeram balanços da trajetória dos estudos medievais no Brasil. De forma distinta, este dossiê pretende refletir sobre o futuro da História Medieval no Brasil, especialmente sobre os desafios que se apresentam aos pesquisadores da área. Face ao crescimento extraordinário dos centros de formação e ao aprofundamento da especialização, é imperativo realizar uma reflexão sobre o futuro das pesquisas sobre a Idade Média no Brasil. Convidamos os historiadores a discutir os desafios institucionais da área, seu papel na divulgação do conhecimento histórico e sua contribuição à compreensão da História. Os artigos devem ser enviados, até 31 de janeiro de 2016, para o endereço eletrônico rbh.anpuh@gmail.com, seguindo as orientações gerais e as normas de formatação disponíveis em: http://site.anpuh.org/index.php/revista-brasileira-historia/corpo-edito… Não é necessário enviar cópias impressas ou mídias contendo os trabalhos. Não é mais necessário remeter o manuscrito com título, palavra-chave e resumo em inglês.


Perspectivas e desafios da História Medieval no Brasil

O Laboratório de Estudos Medievais (LEME) informa a chamada de artigos para o Dossiê Temático da Revista Brasileira de História (RBH): “Perspectivas e desafios da História Medieval no Brasil” Organizador: Marcelo Cândido da Silva (USP) Apesar de ter sido pioneira no âmbito da pós-graduação - a primeira Tese de Doutorado defendida no Brasil, em 1942, tratava do comércio varegue no Grão Principado de Kiev no final da Idade Média - a área de História Medieval só começou a se consolidar nos anos 1990, quando a ampliação da pós-graduação permitiu que se criasse um ambiente favorável à pesquisa na área e à formação de medievalistas. Nos últimos anos, vários artigos e um livro fizeram balanços da trajetória dos estudos medievais no Brasil. De forma distinta, este dossiê pretende refletir sobre o futuro da História Medieval no Brasil, especialmente sobre os desafios que se apresentam aos pesquisadores da área. Face ao crescimento extraordinário dos centros de formação e ao aprofundamento da especialização, é imperativo realizar uma reflexão sobre o futuro das pesquisas sobre a Idade Média no Brasil. Convidamos os historiadores a discutir os desafios institucionais da área, seu papel na divulgação do conhecimento histórico e sua contribuição à compreensão da História. Os artigos devem ser enviados, até 31 de janeiro de 2016, para o endereço eletrônico rbh.anpuh@gmail.com, seguindo as orientações gerais e as normas de formatação disponíveis em: http://site.anpuh.org/index.php/revista-brasileira-historia/corpo-edito… Não é necessário enviar cópias impressas ou mídias contendo os trabalhos. Não é mais necessário remeter o manuscrito com título, palavra-chave e resumo em inglês.