Eventos em 2021

05.07.2021
Podcast Estudos Medievais T2E7

O décimo quarto episódio do Estudos Medievais trata da fome nos primeiros séculos da Idade Média. Gabriel Cordeiro discute os conceitos utilizados para qualificar períodos de escassez de alimentos nas sociedades pré-modernas. Além disso, ele descreve os materiais de que se servem historiadores e arqueólogos para identificar os padrões de consumo nas comunidades da Alta Idade Média na Europa Ocidental. Por fim, ele apresenta exemplos de como o fenômeno da fome afetava os diferentes grupos sociais.


07.06.2021
Podcast EstudosMedievais T2E6

O ​​​​​​​ décimo terceiro episódio do Estudos Medievais recebe o professor Renato Viana Boy, da Universidade Federal da Fronteira Sul, para discutir a história do Império Bizantino. Ele explica a origem do nome desse império, a natureza do poder imperial e o papel do Cristianismo na identidade bizantina. Além disso, o professor Renato Boy explora a perspectiva da História Global para tratar das relações entre Bizâncio e o Ocidente latino, bem como das conexões políticas e culturais do Império com outras comunidades no período medieval.


02.06.2021
Idade Média e História Global: Publicação das III Jornadas de Estudos medievais Publicação

Este livro, lançado através do Selo Cátedra Digital, é fruto da terceira edição das Jornadas, ocorrida entre os dias 7 e 9 de agosto de 2019, na Universidade de São Paulo, com o tema Idade Média e História Global. O lançamento do e-book Idade Média e História Global: Publicação da III Jornada de Estudos Medievais será transmitido no canal da Cátedra Jaime Cortesão, no YouTube, e contará com a participação da Profª. Drª. Cláudia Novo (UFTM).​​​​​​​


17.05.2021
Crise e Colapso nas Sociedades Antigas Webinário

O Laboratório de Estudos Medievais (LEME-USP) e o Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos (CEMA) convidam para o webinário Crise e Colapso nas Sociedades Antigas, que será transmitido no canal do LEME-USP, no YouTube.


12.05.2021
Idade Média e Humanidades Digitais • Os Triunfos de Tarlac

Em alguns casos, os desafios em se criar jogos históricos vêm da dificuldade em adaptar sistemas abstratos à simplicidade de modelos lúdicos. Em outros, eles se devem às limitações das próprias fontes em que são baseados.

​​​​​​​Elaborar um sistema de diplomacia para Os Triunfos de Tarlac, jogo do LEME-USP e do grupo ARISE, se provou um desses desafios. Nesse diário de desenvolvimento, o doutorando Vinicius Marino explica como a equipe procedeu para representar alianças e laços interpessoais contando apenas, como referência, com um corpo documental lacunar e confuso.


03.05.2021
Podcast Estudos Medievais T2E5

O décimo segundo episódio do Estudos Medievais recebe o professor André Miatello, da Universidade Federal de Minas Gerais, para discutir a vida religiosa na Idade Média. Em entrevista ao professor Bruno Salles, da Universidade Federal de Ouro Preto, André Miatello explica o que significava se tornar um religioso naquele período, bem como o amplo vocabulário associado ao tema, “monge”, “frade” e “abade”, entre outros. Além disso, ele discute de que forma o espaço eclesiástico era modificado para atender às necessidades de uma vida regrada e qual era a relação das mulheres com a experiência religiosa.


21.04.2021
Idade Média e Humanidades Digitais • Os Triunfos de Tarlac

Poucas coisas afetam mais nossa experiência com um jogo histórico do que os uniformes que vestimos – metaforicamente - quanto sentamos à mesa. Uma mesma jogatina pode ser uma experiência edificante ou problemática dependendo da facção que controlarmos. Um wargame jogado do ponto de vista do vencedor nos convida a repetir os passos de alguma operação icônica. O mesmo jogo visto pelos olhos do perdedor é um ato de rebeldia contra a inevitabilidade da história. Um jogo de estratégia 4X pode ser uma fantasia de poder se controlarmos generais ou imperadores – ou uma história de terror se experimentada pelos conquistados. Desde o princípio, portanto, sabíamos que o tom de Os Triunfos de Tarlac, jogo desenvolvido pelo LEME e ARISE, seria dado pelas facções que permitisse aos jogadores encarnar. No sexto diário de desenvolvimento, o pesquisador do LEME Vinicius Marino explica como ele e a equipe estão navegando esse dilema.


​​​​​​​20.04.2021
​​​​​​​Novo núcleo • UFPE
​​​​​​​

O Laboratório de Estudos Medievais anuncia a criação do seu núcleo na Universidade Federal de Pernambuco, coordenado pelo Prof. Dr. Felipe Augusto Ribeiro.


05.04.2021
Podcast Estudos Medievais T2E4

O décimo primeiro episódio do Estudos Medievais recebe o Grupo de Pesquisa Portugal 1300 para discutir a "crise" do final da Idade Média e o seu impacto no espaço ibérico. Além de abordarem o contexto econômico europeu dos séculos XIV e XV, os pesquisadores descrevem a organização do trabalho coletivo, os métodos de análise das fontes e a organização dos dados coletados. Por fim, eles refletem sobre os benefícios do trabalho em rede e a sua contribuição para o debate historiográfico em torno da conjuntura econômica do final da Idade Média.


10.03.2021
Idade Média e Humanidades Digitais • Os Triunfos de Tarlac
​​​​​​​

Está no ar o quinto diário de desenvolvimento de Os Triunfos de Tarlac! Nele, encontram-se maiores detalhes sobre as mecânicas que regem sua representação da guerra na Irlanda nos séculos XIII e XIV: a influência do terreno, fortificações e manobras.


01.03.2021
Podcast Estudos Medievais T2E3

O décimo episódio do Estudos Medievais recebe a professora a Maria Filomena Coelho, da Universidade de Brasília, em uma entrevista sobre o tema da corrupção. A professora aborda os significados do conceito na atualidade, bem como os diferentes sentidos que lhe eram atribuídos na Antiguidade e na Idade Média. A entrevistada alerta também sobre os cuidados que os historiadores devem tomar ao analisar o tema.


01.02.2021
Podcast Estudos Medievais T2E2

No nono episódio do Estudos Medievais, Cláudia Bovo (UFTM) e Néri de Barros Almeida (UNICAMP) discutem a importância do estudo da Idade Média e as mudanças recentes nas visões dos historiadores a respeito desse período. Além disso, as professoras debatem o lugar do ensino de História Medieval na Educação Básica e a contribuição da disciplina para as reflexões sobre o passado e sobre o presente.


18.01.2021
Podcast Estudos Medievais Mundus

No terceiro episódio da série especial Mundus, Adrien Bayard, professor de História e Arqueologia Medievais da Université d’Artois, entrevista Jean-Pierre Devroey, professor de História Medieval da Université Libre de Bruxelles. Tendo em vista o lançamento recente do seu livro La nature et le roi (Paris: Fayard, 2019), o professor Devroey discute a relação entre História e meio-ambiente, as diversas intepretações sobre o impacto dos eventos climáticos sobre as sociedades do passado e aborda os desafios dos historiadores diante da multiplicação de dados da Arqueologia e da Paleoclimatologia. Além disso, ele também explica os métodos utilizados em seu livro recente, que trata da fome e dos eventos climáticos à época carolíngia.


​​​​​​​04.01.2021
Podcast Estudos Medievais T2E1

No oitavo episódio do Estudos Medievais, Breno Amorim e Felipe Erra apresentam as novas perspectivas de análise sobre as comunas italianas, enfatizando o funcionamento da economia mercantil e os conflitos sociais e políticos durante o período comunal. Além disso, eles discutem as possibilidades e os limites de aplicação das noções de “Renascimento Italiano” e de “Crise do Século XIV”.