Eventos em 2016

A Alta Idade Média e suas fontes: reflexões de método

Quando? No dia 9 de dezembro, das 9h às 18h.

Onde? Na Cátedra Jaime Cortesão, no prédio de História e Geografia da USP.

Confira o dossiê do evento clicando no ícone abaixo.

Livro

O Laboratório de Estudos Medievais e a Signum - Revista da ABREM (ISSN 2177-7306) anunciam a publicação do seu mais novo volume (v.17, n.1). A Signum traz um dossiê especial sobre "A Alta Idade Média e suas fontes: reflexões de método", organizado pelo Prof. Marcelo Cândido da Silva (USP), composto por textos de renomados colegas brasileiros e estrangeiros. Traz também diversos artigos sobre História e Literatura do medievo.

Sumário:

A Alta Idade Média e suas fontes: reflexões de método
Marcelo Cândido da Silva (USP)

O historiador e suas fontes: construção, desconstrução, reconstrução
Régine Le Jan (Université Paris 1)

As leis bárbaras: objeto da História e da Historiografia
Sylvie Joye (Université de Reims)

História e conflito no "De correctione rusticorum"
Néri de Barros Almeida (UNICAMP)

Um depósito sagrado? A inserção dos atos judiciários nos livros santos da Alta Idade Média (séc. IX-XI)
Laurent Jégou (Université Paris 1)

O corpus documental para o estudo do reino suevo: possibilidades e limites de uma abordagem histórica
Leila Rodrigues da Silva (UFRJ)

As 'fontes' literárias nas chancelarias do século VI: ornamento cultural ou arma política?
Stéphane Gioanni (École Française de Rome)

Quando a traição torna-se uma enfermidade: a infidelidade política e a prática do morbo gothorum no reino hispano-visigodo de Toledo (século VII)
Renan Frighetto (UFPR)

Artigos

O início da missão cristianizadora da Escandinávia e sua interpretação nas Gesta Hammaburgensis de Adam de Bremen
Lukas Gabriel Grzybowski

A educação do Infante ao Príncipe nas obras de Ramon Llull: caminhos da formação pedagógico-cristã no século XIII
Fabiana de Oliveira

O tema do deserto e da vida ascética no monaquismo feminino na Igreja cristã primitiva: os monges e as monjas do deserto.
Paulo Augusto Tamanini

Estudar os homens para conhecer a cidade: a prosopografia do clero paroquial de Coimbra nos séculos XIII-XV (abordagem metodológica)
Maria Amélia Álvaro de Campos

Do Significado à Interpretação Função Discursiva do Provérbio nos Contos de Gonçalo Trancoso
Sandra Santos

Speculum principum: considerações sobre o gênero nas letras portuguesas dos séculos XV e XVI
Flávio Antônio Fernandes Reis

O romance Eracle de Gautier D’arras à luz do imaginário das “Três Ordens”
Guilherme Queiroz de Souza

Traduções

O Corrector sive Medicus (ou Corrector Burchardi, ou ainda Da poenitentia, c.1000-1025) de Burcardo de Worms (c.965-1025): apresentação e tradução dos capítulos 1-4, além das “instruções” de penitência 001 a 095
Renan Marques Birro, Álvaro Alfredo Bragança Júnior

"Inobedientia": o pecado de Adão e a antropologia judaico-cristã
Emanuele Coccia

Tecnologia e debate sobre alquimia na Baixa Idade Média
Bruno Sousa Silva Godinho

Perspectivas recentes da História Medieval no Brasil

Confira o dossiê do evento clicando no ícone abaixo.

Livro

A Revista Brasileira de História e o Laboratório de Estudos Medievais anunciam o lançamento do Dossiê "Perspectivas recentes da História Medieval no Brasil", coordenado por Marcelo Cândido da Silva (USP) e Néri de Barros Almeida (UNICAMP).

- Apresentação
Marcelo Cândido da Silva (USP); Néri de Barros Almeida (UNICAMP)

- A Cronaca di Partenope e o Reino de Nápoles: contribuições da e para a historiografia brasileira no século XXI
Igor Salomão Teixeira (UFRGS)

- Algumas experiências, perspectivas e desafios da Medievalística no Brasil frente às demandas atuais
Aline Dias da Silveira (UFSC)

- Uma calamidade insaciável: espaço urbano e hegemonia política em uma história dos incêndios (880-1080)
Leandro Duarte Rust (UFMT)

- Cartas políticas da Dinastia de Avis: a arte de ditar o bem comum (século XV)
Maria Filomena Coelho (UnB)

Dossiê: Perspectivas recentes da História Medieval no Brasil (Revista Brasileira de História vol.36 no.72 São Paulo mai./ago. 2016).  Link para o número:

Quando? No dia 8 de dezembro, às 17h30.

Onde? Na Cátedra Jaime Cortesão, no prédio de História e Geografia da USP.

O Laboratório de Estudos Medievais convida para a conferência "Os espaços das elites na Auvérnia durante a Alta Idade Média: textos e arqueologia", que será ministrada por Adrien Bayard.  O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição.  Adrien Bayard é arqueólogo, Doutor em História Medieval pela Université Paris 1 e Pós-Doutorando do Departamento de História da USP.