Eventos em 2019

09.12.2019 • das 9h às 18h
Portugal 1300 • Jornada

Na Cátedra Jaime Cortesão, no prédio de História e Geografia da USP.

O Laboratório de Estudos Medievais convida a todos para a Jornada "Portugal 1300", que acontecerá no dia 9 de dezembro, na Cátedra Jaime Cortesão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

A jornada pretende apresentar os primeiros resultados de um recenseamento das referências à fome, ao abastecimento de gêneros alimentícios e aos fenômenos climáticos nas fontes portuguesas do final da Idade Média. Essas referências alimentarão um mapa virtual, realizado através do QGIS, e uma base de dados, chamada QFAME. Esta, construída em conjunto com a Université Libre de Bruxelles, tem por objetivo recensear todas as menções à fome nas fontes escritas do Ocidente medieval.

Não é necessário fazer inscrição. Para mais informações, clique aqui.


31.10.2019 • ​​​​​​​das 17h às 19h
Italian Culture, Jewish Culture: the example of Rome in the 14th century Conferência 

Na sala de vídeo do Departamento de História da USP.

O Laboratório de Estudos Medievais convida a todos para a conferência "Italian Culture, Jewish Culture: the example of Rome in the 14th century", a ser ministrada pelo Prof. Dr. Pierre Savy (Diretor de Estudos Medievais da École Française de Rome).


16.09.2019 • ​​​​​​​das 17h às 19h
As "Humanidades Digitais" e os ofícios da memória Conferência 

Na Cátedra Jaime Cortesão, no prédio de História e Geografia da USP.

O Laboratório de Estudos Medievais e o Grupo de Pesquisa Idade Média e Humanidades Digitais convidam a todos para a conferência "As 'Humanidades Digitais' e os ofícios da memória", a ser ministrada pela Profª Drª Maria Clara Paixão de Sousa (DLCV-FFLCH/USP).


18.09.2019 • das 14h às 18h
Humanidades Digitais e História Pública • Jornada

Auditório Milton Santos, no prédio de História e Geografia da USP.

O Laboratório de Estudos Medievais e o Grupo de Pesquisa Idade Média e Humanidades Digitais convidam a todos para a Jornada "Humanidades Digitais e História Pública", que ocorrerá no Auditório Milton Santos (Prédio de História e Geografia da USP), dia 18.09, a partir das 14h.

Programação:

14h-15h
Desenvolvendo ‘Sambaquis - Uma História Antes do Brasil’, traduzindo a arqueologia para o meio digital
Alex Martire (MAE-USP) e Jéssica Mendes Cardoso (Doutoranda MAE-USP)

15h-16h
Os Triundos de Toirdhealbhach, um videogame acadêmico sobre a Irlanda medieval
Vinicius Marino (Doutorando LEME-USP/Trinity College Dublin)

16h-16h15
Intervalo

16h15-17h15
Os desafios da divulgação científica no Brasil
Filipe Figueiredo (Xadrez Verbal/Nerdologia)

17h15-18h
Debate


29.08.2019 • às 17h30
Viver e morrer na Gália franca: a necrópole e a villa galo-romana do sítio "Les Crassées" (Saint-Dizier, França) • Conferência
Na Cátedra Jaime Cortesão, no prédio de História e Geografia da USP.

O Laboratório de Estudos Medievais convida a todos para a conferência "Viver e morrer na Gália franca: a necrópole e a villa galo-romana do sítio 'Les Crassées' (Saint-Dizier, França)", a ser ministrado por José Francisco Fonseca (Mestrado - PPGHS/USP) e Marina Sanchez (Mestrado - PPGHS/USP).


28.08.2019 • às 17h30
Cadernos digitais como facilitadores de pesquisa histórica • Workshop
Na Cátedra Jaime Cortesão, no prédio de História e Geografia da USP.

O Laboratório de Estudos Medievais convida a todos para o workshop "Cadernos digitais como facilitadores de pesquisa histórica", a ser ministrado por Nicole Leite Bianchini (Bolsista CNPq de Mestrado - PPGHS/USP). O evento faz parte de um ciclo de workshops promovidos pelo LEME-USP desde 2018, cujo objetivo é apresentar e discutir diferentes ferramentas digitais aplicadas aos estudos históricos.


26.08.2019 - 27.08.2019
I Jornada de Estudos Bizantinos e Medievo Oriental

Na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFCH/Unifesp).

O Laboratório de Estudos Medievais convida a todos para participarem da I Jornada de Estudos Bizantinos e Medievo Oriental, evento programado para ocorrer nos dias 26 e 27 de agosto de 2019 na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/Unifesp). O evento está sendo organizado pelo núcleo Unifesp do LEME.

A I Jornada de Estudos Bizantinos e Medievo Oriental tem como principal proposta reunir pesquisadores de Bizâncio e do Medievo Oriental para apresentar seus trabalhos e discutir os desafios de se estudar essas temáticas no Brasil. O evento também contará com temas transversais que evidenciam o relacionamento de outras regiões geográficas com o Oriente. Constituindo campos multidisciplinares distintos, essas temáticas situam-se geralmente fora da delimitação dos Estudos Medievais, que abarca tradicionalmente a Idade Média Ocidental. No Brasil, pesquisadores que trabalham com esses temas estão integrados em diferentes núcleos de pesquisas não específicos, e acreditamos ser importante dar o primeiro passo para que futuras atividades em comum sejam pensadas. Assim, um evento dessa natureza contribuirá para o diálogo entre pesquisadores de diferentes níveis, sejam eles doutores, mestres ou pesquisadores em formação.

O evento contará com 1 minicurso, 6 mesas, 2 conferências e 2 palestras, com temáticas que vão desde Bizâncio a Pérsia Medieval. 

Para mais informações, clique aqui.


07.08.2019 - 09.08.2019
III Jornadas de Estudos Medievais

No prédio de História e Geografia da USP.

O Laboratório de Estudos Medievais convida a todos para a III Jornada de Estudos Medievais, que este ano terá como tema "Idade Média e História Global". O evento acontecerá entre os dias 7 e 9 de Agosto de 2019, no Departamento de História da Universidade de São Paulo.

A programação completa pode ser acessada clicando aqui.


18.06.2019 das 17h às 19h
Produção e controle de sal no Centro-Oeste da Gália na Alta Idade Média • Conferência

Na Cátedra Jaime Cortesão, no prédio de História e Geografia da USP.

O Laboratório de Estudos Medievais e o COFECUB “Memória familiar e patrimônio: sociedades antigas e medievais” convidam para para a conferência "Produção e controle de sal no Centro-Oeste da Gália na Alta Idade Média", a ser ministrada por Adrien Bayard, Professor de História e Arqueologia da Idade Média na Université d’Artois.


Lançamento do e-book "Introdução aos Estudos Medievais"
Confira clicando no ícone abaixo.

O Laboratório de Estudos Medievais anuncia o lançamento do livro "Introdução aos Estudos Medievais", organizado por Marcelo Ferrasin, Victor Sobreira e Vinicius Carvalho.

Os artigos reunidos nesse livro, que constitui o primeiro volume dos Cadernos do LEME, são fruto de comunicações realizadas nos Seminários de Pesquisa do núcleo USP do Laboratório. Realizados semestralmente, os seminários são séries de encontros nos quais pesquisadores em momentos variados de suas carreiras – de alunos de graduação a pós-doutorandos – têm a oportunidade de apresentar suas reflexões, analisar textos criticamente – e, mais importante, aprender a receber e incorporar críticas.

Esperamos que esses artigos cumpram uma função didática junto a seus leitores, da mesma maneira que o fizeram em relação aos autores que o produziram. Em especial, que jovens acadêmicos dispostos a ingressar na pesquisa histórica tenham um mostruário prático de como escolher, problematizar e iniciar seu trabalho analítico com as fontes que eles próprios venham a utilizar.

Livro


26.04.2019
Lançamento do livro "História Medieval" e debate "Manuais e Ensino de História Medieval"

No auditório Nicolau Sevcenko, no prédio de História e Geografia da USP.

O Laboratório de Estudos Medievais convida a todos para o debate "Manuais e Ensino de História Medieval" e para o lançamento do livro "História Medieval", do Prof. Marcelo Cândido da Silva (DH-FFLCH/USP). O evento será no dia 26 de abril, no auditório Nicolau Sevcenko, no prédio da História e Geografia.


09.04.2019 - 14.05.2019
Medievalismo e Neomedievalismo: as retraduções da Idade Média • Curso de extensão

Na Universidade Federal de São Paulo, campus de Guarulhos.

O LEME-UNIFESP convida a todos para o curso de extensão "Medievalismo e Neomedievalismo: as retraduções da Idade Média", que acontecerá entre os dias 09/04 e 14/05, no campus Guarulhos.

Para mais informações, clique aqui.