Eventos em 2020

07.12.2020
Podcast Estudos Medievais T1E7

O sétimo episódio do Estudos Medievais trata do monasticismo no Ocidente medieval. José Fonseca discute as origens do monasticismo, as características de um monastério e o que significava ser monge no início da Idade Média. Através de exemplos da cultura material, ele discute a fundação de monastérios na Gália e suas relações com as elites francas. O último bloco é dedicado aos monastérios na Europa pós-carolíngia, onde são abordados a fundação da Ordem de Cluny e o surgimento de novas ordens monásticas, como a Cisterciense e a Capuchinha.


​​​​​​​​​​​​​​12.10.2020
Rede Latinoamericana de Estudos Medievais I Jornadas Virtuales

A Rede Latinoamericana de Estudos Medievais convida para as "I Jornadas Virtuales", organizadas pela Universidad Autónoma de México. Clique no ícone abaixo para realizar o download da programação.

Download

 


​​​​​​​05.10.2020
Podcast Estudos Medievais T1E6

O quinto episódio do Estudos Medievais é dedicado à cultura material dos reinos bárbaros. A pesquisadora Marina Sanchez (LEME-USP) mostrará como a análise dos objetos depositados nos túmulos, dos espaços funerários e dos remanescentes humanos permitiu, ao longo das últimas três décadas, uma renovação importante do nosso conhecimento sobre os reinos que substituíram o Império Romano do Ocidente. Além disso, ela explicará de que maneira interpretações da cultura material dos chamados “povos bárbaros” ecoaram nos conflitos políticos da Europa contemporânea.


16.09.2020
Idade Média e Humanidades Digitais • Os Triunfos de Tarlac

Está no ar o primeiro diário de desenvolvimento de Os Triunfos de Tarlac, jogo produzido pelo LEME-USP e ARISE. 

Neste artigo inicial, o doutorando Vinicius Marino discute a estrutura de turnos do futuro board game e os desafios de se traduzir os ciclos de guerra observados nas fontes irlandesas a um modelo lúdico.


07.09.2020
Podcast Estudos Medievais T1E4

Neste episódio, oferecemos uma entrevista com o professor Leandro Rust, da Universidade de Brasília. O objeto da discussão é a história do papado, instituição usualmente tomada como o referencial do poder absoluto na Idade Média. Na entrevista, o professor Rust trata do funcionamento dessa instituição e das mudanças que ela sofreu ao longo dos séculos, e ainda aborda como a história do papado na Idade Média não pode ser confundida com a história da Igreja Católica ou simplesmente com a biografia dos diferentes papas. Debate-se, também, a influência que o papado teve sobre a organização da Igreja ao longo do tempo, bem como a noção de Reforma Gregoriana.


24.08.2020
Publicações Dossiê Temático

O Laboratório de Estudos Medievais anuncia o dossiê "Fronteiras,  Migrações  e  Identidades  nos  mundos  pré-modernos" na Fronteiras: Revista Catarinense de História
Organizado pelos professores Renato Viana Boy (LEME-UFFS) e Dominique Vieira Coelho (FURB-Blumenau), o dossiê conta com artigos relacionados à História Antiga e à História Medieval, além de uma entrevista com o professor de História da África da UFPR, Otávio Luiz Vieira Pinto. 


10.08.2020
Podcast Estudos Medievais T1E3

Hoje, lançamos mais um episódio do podcast Estudos Medievais. Nele, abordaremos um dos personagens mais conhecidos do período medieval, o imperador Carlos Magno. Através de sua biografia, exploraremos a história do mundo franco entre o final do século VIII e o início do século IX. Serão abordadas a formação do Império Carolíngio, a sua relação com a Igreja cristã e as principais características da sociedade carolíngia. Também discutiremos as apropriações contemporâneas da memória de Carlos Magno. Ouça pelo Anchor ou Spotify.


03.08.2020
Podcast Estudos Medievais Mundus

O primeiro episódio de nossa série especial Mundus recebe o Professor Timothy P. Newfield, especialista em História Ambiental e Epidemiológica da Universidade de Georgetown, em Washington. Sua apresentação tratará da Peste Justiniana e das mudanças climáticas no início da Idade Média. Ouça pelo SoundCloud, Anchor ou Spotify.


20.07.2020
Idade Média e Humanidades Digitais • Os Triunfos de Tarlac

O Grupo de Pesquisa Idade Média e Humanidades Digitais do Laboratório de Estudos Medievais (LEME-USP) anuncia Os Triunfos de Tarlac, seu primeiro jogo com propósito aplicado à pesquisa acadêmica. 

Também conhecidos como jogos de descoberta científica, estes projetos têm como objetivo traduzir explicações históricas em modelos interativos de maneira que suas ideias, evidências e hipóteses possam ser compreendidas e questionadas por um público mais amplo.

Baseado em pesquisa original produzida pelo LEME, Os Triunfos de Tarlac é um jogo de tabuleiro ambientado na Irlanda dos séculos XIII e XIV. Na posição de reis gaélicos ou magnatas ingleses, os jogadores deverão conduzir seus interesses diante dos desafios suscitados por guerras, desafios de abastecimento e crises ambientais no período.

O jogo é desenvolvido em parceria com o grupo ARISE (Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas), vinculado ao Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.


17.07.2020
Podcast Estudos Medievais Mundus

O podcast Estudos Medievais anuncia o lançamento de sua série Mundus, cujos episódios terão a participação de especialistas estrangeiros. Através dessa nova série, o Estudos Medievais fornecerá aos seus ouvintes a possibilidade de escutar entrevistas, apresentações e bate-papos com estudiosos de História Medieval que atuam fora do Brasil.

O episódio de estreia da série Mundus, que será lançado no dia 3 de agosto, terá como convidado o Professor Timothy Newfield, especialista em História Ambiental e Epidemiológica na Universidade de Georgetown, em Washington. Em sua apresentação para o Estudos Medievais, intitulada Plague and climate change, Timothy Newfield discutirá a Peste Justiniana e as mudanças climáticas do início da Idade Média. O segundo episódio do Estudos Medievais Mundus terá como convidado o Professor Diego Amendolla Spínola, da Universidad Nacional Autónoma de México, que tratará a historiografia do Feudalismo.


29.06.2020
Defesas

Defesa de dissertação de mestrado O mercado de trigo em Florença (1284-1340)

Autor: Felipe Mendes Erra
Orientador: Marcelo Cândido da Silva

Local: Plataforma online.

Banca examinadora
Presidente: Marcelo Cândido da Silva (USP)
Ana Paula Tavares Magalhães (USP)
André Luis Pereira Miatello (UFMG)
Jean-Louis Gaulin (Lyon 2 - CIHAM UMR 5648)